Dica 8: a difícil arte dos elogios

Missão complicadíssima!
Eu diria que tem que ter muito tato ao elogiar um nativo de capricórnio. Parece drama? Bem, não é. Eis os motivos:
1) Somos desconfiados de palavras, lembram? É o velho fantasma das palavras vazias. Não é uma questão de desconfiarmos das pessoas que estão nos dizendo. A gente tende a achar que elas estão apenas tentando ser gentis. E aí começam as caraminholas. "Se fulano quer ser gentil é porque, na verdade, não gostou do que eu fiz?"
2) Temos um padrão de qualidade muito alto. Pode ser que vocês tenham amado de paixão algo que fizemos, mas nós somos chatos perfeccionistas e já vimos tantos defeitos que ainda não estamos satisfeitos com o resultado (os virginianos nos entendem nesse quesito). Em ocasiões como essa, receber um elogio por um trabalho que a cabra achou apenas razoável pode acabar deprimindo-a, ou pior.
3) E o pior é quando, em vez de ficar meio desanimada, a cabra começa a pensar que a pessoa que a elogiou fica satisfeita com qualquer porcaria. Isso é uma tremenda queda no nosso conceito. Gostamos de pessoas que sabem o que querem e não se dão por satisfeitas com menos do que isso.
E aí? O melhor é nunca mais elogiar uma cabra? Não! Não façam isso de jeito de nenhum! Gostamos de ser reconhecidos por nosso esforço. Mas apenas quando nosso esforço merece ser reconhecido. Então, antes de elogiar, sondem quanto tempo a cabra empenhou naquele projeto e tentem sacar o quão feliz e orgulhosa ela está por ter terminado.
Resumindo: não desperdicem elogios. Guardem para ocasiões bem merecidas.
Observação relevante: não fiquem olhando e dando palpite enquanto a cabra trabalha. Isso pode desconcentrar o capricorniano e ele vai ficar muito irritado.

4 comentários:

  1. Eu voto por um acerto: Dêem apenas opinião para um cabrito que está fazendo um trabalho quando o mesmo pedir sua opinião (No resultado final, ele irá pedir sua opinião e, se gostar muito, ficará encantado se vc o elogiar) ( E, se ele pedir sua ajuda, sinta-se honrado - são poucos os escolhidos para a tarefa de ajudá-lo em trabalhos)
    Experiência própria!

    ResponderExcluir
  2. Geente... kkk' Muito certo!
    Tô adorando o Blog e me identifico com cada postagem.
    O problema do capricorniano com elogios é que não curtimos muito o ato de bajular e ser bajulado pois não gostamos de ser dependentes de nada e nem ninguém. Nao é certo isso?
    kk'
    Esse signo é meio controverso, porque adoramos elogios, nos levantam a moral de verdade!, mas quando não nos soa sincero ou desmerecido, seria bem melhor nem te-los ouvido... kkk' Sou muito assim! :)

    ResponderExcluir
  3. Caramba!! A sensação que tenho é que você está aqui dentro da minha cabeça a verbalizar todos os meus pensamentos....
    Até agora tudo o que li é 100% aquilo que eu sou!!
    Sinto-me exposta...

    ResponderExcluir
  4. Eu gostaria de um pouco de reconhecimento por tudo que fiz, algo do tipo eu gostei disso, adorei isso, vc teve bom gosto nisto, vc tem habilidade para isso... isso é querer muito?

    ResponderExcluir