Dica 18: coices e sutilezas

Assunto delicado. As pessoas reclamam que as cabras dão muitos coices. Eu acredito que não é bem por aí. Acho que o problema pode ser dividido em duas partes: a primeira é que o coice de uma cabra é inesquecível. A segunda é que o fato de sermos discretos dificulta à pessoa que está nos irritando perceber que está passando dos limites. Nosso coice é inesquecível porque não falamos só por falar. Não gritamos. Somos especialmente frios e cortantes nessas horas. E, principalmente, dizemos as verdades mais duras de ser ouvidas. O outro aspecto do nosso coice vem do fato de sermos sutis. E convenhamos, esse mundo não sabe apreciar a nobre arte da sutileza: ou é no “vem cá meu bem” ou “saí para lá, vagabundo”. Não percebem os olhares para o outro lado. A impaciência de dedos que tamborilam ou a elegância do chamado ar ‘blasé’. Não entendem quando queremos desconversar ou quando dizemos de forma implícita que o papo não está agradando. Aí o pessoal ouve um “você realmente acredita que com sua insignificância está conseguindo me atingir? O máximo que você consegue é me exasperar pela insistência. Se é isso que você queria, parabéns, alcançou seu objetivo com mérito” e reclama que somos grossos. Mas afinal, quem é o mais grosseiro nessa situação? Então lembrem-se: muitas vezes, quando o capricorniano chegou ao estágio do coice, é porque ele já se cansou ou perdeu as esperanças de que a pessoa inconveniente perceba sua própria inconveniência e, nesse caso, sobra pouca alternativa além de ser franco e direto, independente de parecer sociável (afinal, essa etapa já foi ultrapassada ao nosso ver).

14 comentários:

  1. Estou impressionada com uma avaliação tão precisa dos meus coices.

    ResponderExcluir
  2. Ate na briga vcs tem classe. Apaixonei rsrs

    ResponderExcluir
  3. Mas que existe um deleite interno em dar um coice, ah, isso existe. Se não, por que não dissuadir o outro antes de ter que dar um coice. A propósito, o "coice" ou desdém parece-me que é só para eles sentirem aquela superioridadezinha que nutrem secretamente. Em outras palavras: eles precisam levar a situação até o coice - coisa que jamais admitirão, nem para si próprios - para poderem se sentir satisfeitos. Adoro esse jeitinho...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, não é tão mentira não. Mas vejo tanto capricorniano se anulando tanto, em tantos níveis, por outras pessoas (principalmente pelas quais ele se importa) que às vezes o coice, depois de tanta sem gente agindo sem noção, nos faz "voltar ao prumo".
      A gente tende ficar mais diplomático com o tempo, mas de início a gente acaba usando o coice como ego mesmo hahaha. Lá pelos 25/30 as coisas começam a aliviar...

      Excluir
  4. Concordo plenamente! As pessoas não "se tocam", e daí quando somos obrigados a "dar uma patada", nós que somos grossos, ou principalmente, metidos! Quando na verdade elas que são extremamente incovenientes!

    ResponderExcluir
  5. Discordo. Não se pode dar coices sem levar em conta que uma pessoa pode estar sendo inconveniente por estar deprimida, por exemplo. É preciso ser imparcial. Dar um coice em alguém sem saber o que se passa coma pessoa é olhar apenas o seu lado e não o dela. Se vc está deprimido e se torna chato, seus amigos librianos não lhe darão coice algum. Esteja certo disso. É preciso ser justo. Bom, o coice que, para um cavalo, denota agressividade, para um burro, torna-se um argumento.

    ResponderExcluir
  6. heheheheheheh, esta sou eu. De cabo a rabo!

    heheheh

    ResponderExcluir
  7. Nossa! Como pode nos descrever assim??

    Sou uma tíca capricorniana que é apaixonada pelo signo e estou encantada com seu blog!! rsrs
    Estou acompanhando e me deleitando com cada dica e já indiquei e mostrei a varias amigas, uma inclusive que namora com um colega capricorniano!

    Paraben pelo seu trabalho !

    Agora uma curiosidade, você tambem é um capri típico, assim com todas as características que descreve no blog???

    ResponderExcluir
  8. Nossa, eu sou assim mesmo o.O
    e o ar "blasé" serviu perfeitamente...

    ResponderExcluir
  9. Por isso eu amo ser capricorniana. A meu ver, somos os mais corretos.

    ResponderExcluir
  10. O problema de ser assim é que acabamos ferindo muitas pessoas com nossos coices tão sutis... Mas vc esqueceu de dizer que tbm sabemos nos disculpar.. o outro problema é saber se seremos perdoados... ócios de capricornianos... kkkkk

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Me impressiona a forma como minhas virtudes e defeitos me sao colocados frente a frente, me sinto pasma,amei o blog e desde ja digo que concordo com cada palavra e olha que nao sou puxa saco!!!
    Quanto ao comentario anonimo sobre o
    "Certo deleite em se sentir superior"
    Creio que seria hipocrita se negasse,verdadeiramente me sinto magnifica ao colocar alguns "cabeças de vento" em seu devido lugar.
    Afinal geralmente quando brigo ou melhor dou "meus coices" sao em pessoas que pelas quais nao tenho nenhum tipo de afeiçao e nem elas por mim
    Entao se puder sair por cima da situaçao estou pouco me importando se a pessoa vai ou nao me odiar mais.
    Ate gosto que me odeiem,pelo menos é mais fácil conviver porque ja se sabe o que esperar
    Diferente de uma falsidade bem fundada.

    ResponderExcluir