Dica 36: as paciências caprinas

Quem convive com um cabrito sente uma gama de sensações conflitantes em relação à paciência caprina. Costumamos ouvir: “eu não sei como você tem tanta paciência” e “você precisa aprender a ser mais tolerante”. Na verdade, isso não ocorre só em relação à paciência. Em alguma dica anterior eu comentei sobre os gostos dos capricornianos. E o que ocorre é o mesmo: pode parecer paradoxal, mas faz sentido total se você entrar na ótica de um cabrito. E a ótica quanto à paciência é a seguinte: se vale a pena, paciência total. Se é um desperdício de tempo, tolerância zero. Portanto, se o cabrito sabe que você vem pedir um conselho para ele, mas não vai dar a mínima para o que ele disser e vai fazer o que lhe der nas ventas mesmo, ele não terá a menor paciência com os seus rolos sentimentais. Aí, provavelmente, você vai sair dizendo (injustamente): “fulano é um frio insensível”. Mas você precisa entender que nosso papai é Saturno. A questão do tempo (e da perda de tempo) é simplesmente visceral para nós. Por outro lado, se o cabrito achar que vale a pena, ele é capaz de ser mais paciente do que Jó. É o caso daqueles trabalhos minuciosos que ninguém tem saco de fazer, mas que seu amigo capricorniano faz e fica todo contente quando termina. Ou daquelas pessoas irritantes que ninguém tem paciência de agüentar, mas que o cabrito ouve e tenta ajudar a todo custo. Então a dica é essa: se você conhece seu caprino o suficiente para saber que ele não gosta de certa coisa, não o peça para fazer e espere que ele tenha paciência. Um exemplo clássico: homens, em geral, detestam fazer compras. Não é uma boa idéia levar seu cabrito com você para escolher sapatos, em especial se você for do tipo indecisa e mais especialmente ainda se você não precisa realmente desse sapato! Agora, se for o caso de precisar de um sapato formal para uma reunião de trabalho no dia seguinte, ou para uma festa que ele sabe ser importante p/ você, você pode se surpreender com a boa vontade (na visão dele não vai ser perda de tempo e ele vai se sentir útil, coisa que cabritos adoram!).
Carneiros e cabras
Capricórnio, quando lidera, é pela competência. Áries lidera pelo carisma. O problema com Áries é que eles têm a tendência natural de liderar. Capricórnio tem um vínculo muito forte com hierarquias, portanto, aceita muito bem ordens de quem ele identifica em uma posição hierárquica superior. Se for o caso do ariano, as coisas tendem a ser mais fáceis, mas se não for... Sai de baixo. Mas mesmo que seja, não é sempre que o cabrito vai acatar as ordens do ariano sem objeções. As vezes, é simplesmente burrice fazê-lo. Isso porque Áries é o primeiro signo e é um signo de fogo, ou seja, é emoção pura. Envolvido naquela passionalidade toda, muitas vezes, é muito difícil enxergar a razão, mas isso é a área de especialidade de um capricorniano. O que ocorre é, da mesma forma que escorpião, áries está acostumado a ser irresistível (embora cada signo consiga o que quer por meios diferentes). Mas diferente dos escorpianos que se empenham em “conquistar” o capricorniano, o ariano se ressente e solta suas famosas patadas. E rudeza desnecessária não é facilmente esquecida por um cabrito! Isso vai virando uma bola de neve e acaba desgastando uma relação que pode ser muito proveitosa se ambos souberem aceitar as qualidades e defeitos alheios. O cabrito pode se valer da capacidade do ariano de juntar pessoas em torno de uma causa. O carneiro pode aprender a ouvir e aceitar a objetividade lógica do capricorniano. O capricorniano deve aprender a relevar os estouros e eventuais cabeçadas do carneiro. O ariano precisa entender que cabritos também são de um signo dominante, além de dificilmente serem seduzíveis pela emoção pura. Afinal, lógica é a nossa praia e quem quiser brincar conosco tem que vir ao nosso território. Alguns acham essa característica instigante e fascinante. Outros acham cansativa e entediante. Em geral, os arianos estão no segundo grupo. :D As vezes a gente não tem paciência com áries porque a gente sabe que eles vão fazer tudo do jeito deles mesmo, não importa o quanto a gente diga que vai dá errado e não importa quantas vezes a gente já tenha se mostrado certo anteriormente. Por outro lado, eles, que estão sempre dando cabeçadas por serem muito impulsivos querem dizer como NÓS (!) devemos viver nossa própria vida. Na cabeça do cabrito imediatamente passa a pergunta: "Quem é ele(a) para me dizer como eu devo proceder, quando é o primeiro(a) a fazer tudo errado? Que moral que essa criatura tem comigo?" :D É claro que o cabrito dá um 'chega-prá-lá' no carneiro e ganha, em troca, um tremendo coice. Quem convive com arianos sabe que eles são os bichinhos mais dengosos do zodíaco, mas quando se irritam, fazem a casa cair. E isso é só mais um fator estressante para o pacato e comedido cabrito. Tem que colocar o amor na frente da irritação. É o melhor que eu posso dizer. :)

14 comentários:

  1. Obrigado pelo teu blog,,,tenho lido todas as dicas,,,faz parte de um conhecimento proprio e tambem dos outros,,,,concordo ,,, a pessoa mais dificil de lidar somos nos proprios :),,,somos nos que temos de mudar,,de aceitar os erros sem culpar os outros,,,e de aceitar as diferenças,,e com isso construir e reforçar as relações

    sou carneiro,,e gosto muito da minha capricorniana,,, ja nao faço cair casas,,,:) fruto de auto amadurecimento,,,de aprendijagem,,mas existem muitas caracteristicas no capricornio com as quais eu me identifico,,o silencio,,a montanha,,o poço,,o respeito,,compartilho contigo,,e sim tenho colocado o amor na frente
    obrigado pela tua ajuda

    ResponderExcluir
  2. Nossa a cada postagem sua, fico mais impressonada com a veracidade de tudo que se é falado.
    Sou ariana ao extremo me identifico muito com meu signo e estou completamente envolvida com um Capricorniano que definitavamente é um enigma pra mim.
    Procurei tudo ao respeito e finalmente encontrei o teu blog que tá me ajudando muito..tirando muitas dúvidas e fazendo com que essa minha falta de paciência tolere o excesso de paciência dele.
    Percebi que é uma ligação um tanto complicada se tratando de signos tão obstinados.
    Enfim,espero que no final dê tudo certo muito Obrigada por tudo.
    E continue a postar sou sua fã e sempre estarei aqui tentado decifrar essa icognita.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Cara, parabéns pelo teu blog! Sou capricorniana de corpo, alma e coração, e fico fascinada com o que você fala sobre o NOSSO signo, parece mais um manual de instruções. rsrs... Obrigada de verdade, por este espaço!

    ResponderExcluir
  4. Por que vcs capricornianos intrigam tanto nós arianas..hein?? O mistério nos fascina..ao mesmo tempo que nos fere. As vezes achamos que vocês não têm um coração no peito, parecem tão distantes .... mas no fundo sabemos que vcs são os seres mais lindoss!!!! ACREDITEM, SABEMOS!
    Confiem na gente!...Aprendemos muito com vocês! Tenham paciência com as nossas cabeçadas,não agimos por mal.È mais forte que a gente.Perdoe. Se vcs pagam um preço caro por tanta racionalidade, também pagamos um preço pela falta dela.
    E nunca se esqueçam ,adoramos nos sentir protegidas por vocês,mas precisamos estar no comando de nossas vidas. Podemos alcançar as estrelas juntos,se chegarmos a um consenso. Pessoinhas dificeis, vcs são lindas!
    Sdd!

    ResponderExcluir
  5. Simplismente demais! Não compreendo como você consegue escrever com tanta clareza! E declaro que você até agora acertou TUDO! Nem sei como descrever aqui o que senti quando li! Não sei se foi medo de estar ficando maluca ou se realmente você tinha razão em tudo o que escreveu! Porque nunca temos Certeza 100% né? Bem continuarei lendo e me divertindo com seus textos! Obrigada. MM

    ResponderExcluir
  6. Simplismente demais! Não compreendo como você consegue escrever com tanta clareza! E declaro que você até agora acertou TUDO! Nem sei como descrever aqui o que senti quando li! Não sei se foi medo de estar ficando maluca ou se realmente você tinha razão em tudo o que escreveu! Porque nunca temos Certeza 100% né? Bem continuarei lendo e me divertindo com seus textos! Obrigada. MM

    ResponderExcluir
  7. Simplismente demais! Não compreendo como você consegue escrever com tanta clareza! E declaro que você até agora acertou TUDO! Nem sei como descrever aqui o que senti quando li! Não sei se foi medo de estar ficando maluca ou se realmente você tinha razão em tudo o que escreveu! Porque nunca temos Certeza 100% né? Bem continuarei lendo e me divertindo com seus textos! Obrigada. MM

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo blog, está perfeito e igual. Acho que deveria continuar a escrever, por exemplo, o tópico da traição. Já agora, seria giro se pudesse escrever algo da relação do capricórnio com gémeos.

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  9. "(...)se vale a pena, paciência total. Se é um desperdício de tempo, tolerância zero. "
    Só essa frase é fantástica e me elucidou e muito a respeito de uma questão com um capricorniano.
    Seu blog é muito bom!

    ResponderExcluir
  10. Concordo e apoio a pessoa a cima! Também acho que você deveria continuar escrevendo e quem sabe falar um pouco da relação capricórnio e gêmeos.

    ResponderExcluir
  11. Putz! É a minha relação com meu papis... Virou, mexeu sai um coice.

    ResponderExcluir
  12. Fiquei impressionada com tanta descrição!
    Sou de áries e estou me envolvendo com um capricorniano que está me deixando doida! Eu quero tudo muito rápido, e ele uma lentidão só. Eu quero mergulhar, e ele só fica na superfície. Eu reajo quando algo me incomoda e ele apenas ignora. E se distancia, se isola. No outro dia, ta todo derretido de novo enquanto eu é q to com vontade de sumir!
    Espero ter muito jogo de cintura. E espero que tudo dê certo pra nós dois. Ele é o homem perfeito pra mim *____*

    ResponderExcluir
  13. Coices,fazer casas cair,cabeçadas entre outros,conheço muito bem isso acreditem sou de Àries e me relacionei com uma capricorniano e estando com ele já lia o blog mais não me adiantou muito não, é inevitável minhas explosões :/ cabeçadas emfim, admiro muito esse cabrito ainda por seu autocontrole e racionalidade em muitos aspectos da vida mais depois de um tempo se torna mesmo muito cansativo para um ariano esperar pelo tempo do capricorniano eta lerdeza pra tomar iniciativa e quando toma né!Como já li em um comentário aqui mesmo no blog de uma menina que disse assim :ele prefere te perder do que dar o braço a torcer .. e isso é uma verdade muito verdade parece que vai morrer! aff, não estamos mais juntos por isso uma hora cansa de correr atras de alguém que parece que gosta de desprezar o outro sabe.. Ainda amo ele muito e sei que ninguém vai ocupar o lugar dele no meu coração mais a vida segue, me arrependo de algumas coisas impulsivas eu também errei,eu nos via mais ou menos assim eu áries como uma força de fogo e ele capricórnio uma parede de gelo limitando minhas emoções.. mais pra quem tem um cabrito preserve ele pois eles são de mais,são infinitas suas qualidades e o amor de um capricorniano é o amor mais seguro quente confortável e protegido do mundo.

    ResponderExcluir
  14. Coices,fazer casas cair,cabeçadas entre outros,conheço muito bem isso acreditem sou de Àries e me relacionei com uma capricorniano e estando com ele já lia o blog mais não me adiantou muito não, é inevitável minhas explosões :/ cabeçadas emfim, admiro muito esse cabrito ainda por seu autocontrole e racionalidade em muitos aspectos da vida mais depois de um tempo se torna mesmo muito cansativo para um ariano esperar pelo tempo do capricorniano eta lerdeza pra tomar iniciativa e quando toma né!Como já li em um comentário aqui mesmo no blog de uma menina que disse assim :ele prefere te perder do que dar o braço a torcer .. e isso é uma verdade muito verdade parece que vai morrer! aff, não estamos mais juntos por isso uma hora cansa de correr atras de alguém que parece que gosta de desprezar o outro sabe.. Ainda amo ele muito e sei que ninguém vai ocupar o lugar dele no meu coração mais a vida segue, me arrependo de algumas coisas impulsivas eu também errei,eu nos via mais ou menos assim eu áries como uma força de fogo e ele capricórnio uma parede de gelo limitando minhas emoções.. mais pra quem tem um cabrito preserve ele pois eles são de mais,são infinitas suas qualidades e o amor de um capricorniano é o amor mais seguro quente confortável e protegido do mundo.

    ResponderExcluir