Dica 32.3: CDCMH – irresponsabilidade

(CDCMH: Coisas que Deixam um Capricorniano Mal Humorado)

As próximas CDCMH não estão em ordem. São coisas que tiram um cabrito do sério, mas não quer dizer que uma que foi listada antes seja mais importante do que uma que veio depois. Principalmente porque, dependendo da situação, pode recair em uma das dicas anteriores também. Quanto à irresponsabilidade, cair em um caso anterior, configura no pior tipo. Acontece quando alguém não fez o que devia e a culpa caiu sobre nós. Ser responsabilizado por algo que não era de sua responsabilidade traz de lambuja a sensação de injustiça. Mas mesmo os casos mais leves já podem deixar um cabrito irritado. Entendam, irresponsabilidade é vista por nós como um grave defeito! Se nós estamos sempre nos desdobrando para cumprir nossas obrigações (que são muitas e, em geral, complexas), porque as outras pessoas não podem fazer o mesmo? E, de maneira geral, se você observar os motivos que levam uma pessoa a ser irresponsável, perceberá que eles são meramente egoístas. Então, junta-se aí uma falta de visão de conjunto, que também nos incomoda. Um outro aspecto da irresponsabilidade alheia é o fato de deixar o cabrito desconfiado. Na cabeça dele é como se ele simplesmente não pudesse confiar nos outros no tocante ao cumprimento de tarefas e prazos (isso irrita porque mexe com um outro aspecto que vou abordar depois, que é interferir nos planos caprinos) e assim ele acaba se sobrecarregando ainda mais e ficando naquele estado de tensão, que quem convive com um de nós sabe bem como é. Mas aí, o que fazer? Além do óbvio, que é cumprir com o que você disse que faria, caso você saiba que vai acontecer, antecipe ao cabrito que alguém não vai manter a palavra e vai deixá-lo na mão. Ele vai ficar fulo na hora, mas vai se ocupar em se programar para poder fazer a parte do outro. Acredite em mim, a irritação vai ser BEM menor e talvez ele até fique felizinho consigo mesmo (e com você por ter avisado, ainda que ele não reconheça isso verbalmente), se conseguir fazer tudo dentro do prazo.

4 comentários:

  1. Olá, como posso fazer pra entrar em contato com vc via email?
    Parabens pelo conteudo me esclareceu muito, mas me sinto muito insegura ainda em relação a um cabrito
    pode me dar uma dica de como cativalo mesmo sendo grudenta, estou aprendendo a respeitar seu espaço, digo, não vou até ele se sinto que ele não esta afim de conversar, mas as vezes é muito dificil, pois isso faz parecer q ele esta bravo comigo, e fico no desespero...

    ResponderExcluir
  2. Prezado. Reafirmo muito do que já dito por muito aqui, quanto ao seu blog.
    Meu apelido é Luizinho,moro em Salvador-BA.
    Gostaria de algumas dicas mais resumidas para conquistar um capri.
    Sou gay, 47 anos, escorpiano, 2ª decanato - 6\11/65 e ele um cabrito, 04/01/77 e estou fissurado nessa cara, mas confesso que te tanto que li, fiquei inseguro de como chegar nele, o que dizer no dia em que seremos apresentados, as primeiras palavras para encantá-lo, como deixá-lo me querendo também. Se puder me enviar algo bem prático de encantar no 1º contato pessoal, via e-mail, serei eternamente grato. Um abraço. e=mail: felizbahia@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, ótimo manual e as dicas ajudam muito a lidar com esse amável porém complexo signo!!!
    Mas , e quando for o (a) caprino (a) que não cumprir o que combinou??
    Como vocês, nós outros também temos nossos compromissos e programações e, da mesma forma nos chateamos quando acontece um 'bolo'.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, ótimo manual e as dicas ajudam muito a lidar com esse amável porém complexo signo!!!
    Mas , e quando for o (a) caprino (a) que não cumprir o que combinou??
    Como vocês, nós outros também temos nossos compromissos e programações e, da mesma forma nos chateamos quando acontece um 'bolo'.
    Por isso às vezes figura insensibilidade e egoísmo da parte dos caprinos, nos ferem sem se tocarem disso.

    ResponderExcluir