Dica 30: rabugice e mau humor

Já ouvi pessoas dizendo que capricornianos são mal humorados. Eu não conheço um único que seja. Pelo contrário, você vai se divertir muito ao nosso lado. Agora, verdade seja dita, todos os cabritos que conheço (e eu me incluo nessa lista) são rabugentos. Isso quer dizer que as cabras não ficam de mau humor? Não! Ficamos mal humorados e as próximas dicas são a respeito de algumas das coisas que tiram uma cabra do sério. Esta dica é para aquele pessoal que não entende a diferença entre mau humor e rabugice. Então, vamos lá. Rabugice é fazer reclamações. Ela deve ser encarada como um espírito crítico apurado, porque veja bem, quem não se incomoda com os defeitos do que está a sua volta no cotidiano, ou não liga para eles ou simplesmente é muito avoado para sequer percebê-los. E o que eu quero dizer com isso? Capricornianos estão sempre reclamando de alguma coisa, mas, se você parar para prestar atenção nas queixas, as chances são favoráveis a que ele esteja com razão. Entenda que não fazemos isso para perturbar ninguém. É fisiológico para nós querer melhorar o funcionamento de tudo e o primeiro passo para fazê-lo é identificar o problema em si. E mau humor? Bom, mau humor é aquele estado de espírito que contamina todo mundo. A pessoa mal humorada parece que fica carregada: onde ela chega, a atmosfera se torna pesada. Dependendo da personalidade da pessoa, pode sobrar gritos e patadas para quem passar na frente. Tudo que você faz ou fala perto de alguém mal humorado é menosprezado e criticado (daquele tipo de crítica vazia que não leva a lugar nenhum). É o caso do carinha que responde um “Bom dia” com um “O que é que tem de bom!?”. O que ocorre, em geral, é que as pessoas confundem porque quem está mal humorado fica rabugento. O mais engraçado, porém, é que capricornianos, quando estão mal humorados, deixam de ficar rabugentos e passam a ficar monossilábicos. O que, convenhamos, pode ser ainda pior do que distribuir patadas, mas é justamente isso que estamos evitando fazer. Portanto, racionalize a questão: se estamos falando algo que faz sentindo, ainda que você não concorde, não estamos de mau humor, é apenas nosso estado natural de rabugice. Ao invés de se exasperar com isso, tente achar engraçadinho ou, se for muito difícil para você, faça um crítica (construtiva) ao seu cabrito querido. você pode dizer algo do tipo: “você tem razão de achar que isso não está funcionando direito, mas outras pessoas não pensam assim e você pode ofendê-las, e não acho que é isso que você quer, certo? Então, será que não dá para guardar seus comentários para você mesmo?” Uma confissão: às vezes a gente nem percebe que está reclamando, uma puxada gentil de orelha vem bem a calhar. Só não espere que o involuntário balançar de cabeça de reprovação não esteja presente, ainda que bem discreto. Mas não se preocupe, isso talvez nem venha a ser percebido.

6 comentários:

  1. Excelente texto.. eu sou bem rabugenta e as pessoas costumam nao me entender =D

    ResponderExcluir
  2. Eu so libra e sou apaixonada com um cabritinho, rsrs. E ele eh bem desse jeitinho mesmo quando ta mau humorado ele fica quietinho no canto dele sem falar uma palavra (me da um desespero eu nunca sei o q fazer, e acabo n fazendo nd :( ). Na maior parte das vezes ele eh rabugento rsrs, mais isso n me incomoda, o mau humor dele eh sempre mais preocupante (sorte q são raras as ocasiões q ele fica assim).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tbm sou libriana, alias super liberiana e estou muito interessada em um cara de capricórnio e pelo q li e ja constatei ele é bem típico, ele mesmo se auto declara um ogro, mas acho um charme e nunca até o momento comigo. Como ja se passou mto tempo gostaria mto de saber se a relação de vcs deu certo. Não vi mtos librianos por aqui.

      Excluir
  3. Laura se gosta de um capricorniano, não fique sem fazer nada. é melhor fazer alguma coisa. Pois se ele esta calado é porque algo esta errado, pelo menos comigo é assim. Eu piro qdo meu esposo não faz o que tem que fazer e fica reclamando por não estar pronto, se posso fazer faço eu mesma.

    ResponderExcluir
  4. Sou Carla - Capricorniana (dezembro 29), tem dias que fico muiiiito irritada com a falta de atitude das pessoas. E achei bom ler esta pagina para ficar mais calma. Pois achei que estava entrando em parafuso. O seu textto me fez entender que somos assim mesmo. Mas mesmo assim vou tentar me controlar um pouco mais, pois ando muito intolerante.

    abraço!

    ResponderExcluir
  5. Caramba esse blog é a descrição perfeita do meu namorado capricorniano rabugento. Mas vai uma confição: ESSE É O SIGNO MAIS CHATO DO ZODÍACO SIIIIIM! Putz... Vocês são o teste de paciência mais eficaz que existe...

    ResponderExcluir