Dica 13: as cabras também sentem

Se você leu até aqui é porque se interessou realmente, e acredito que você saiba apreciar nossas boas características. E por causa delas, infelizmente, a gente passa aquela sensação de pessoa distante e inabalável, fria e calculista, imune a qualquer atitude das pessoas.
Tenho a impressão de que pensam que nós somos algum tipo de robô, programado para não sentir qualquer emoção. Vocês não têm a menor noção do poder de nos magoar que vocês têm!
Cara, pensa bem: depois de você ter lido sobre nossa infância, sobre nosso processo lento para deixar alguém se aproximar, sobre o esforço que requer de nós o simples ato de baixarmos nossa guarda, sobre como consideramos as pessoas próximas como nossa família... imagina o que é ouvir algo que magoaria qualquer ser humano, vindo de você, alguém tão especial para nós! Isso também vale para o silêncio, indiferença ou ausência, quando sabe que esperamos o contrário.
Realmente, nós rimos das tentativas patéticas de desconhecidos em nos atingir, mas de vocês, pessoas a quem nós amamos... Eu não tenho nem palavras para descrever. Literalmente, isso acaba conosco.
Então a dica é: se você sabe que é importante para mim (se não sabe, lembre-se de que a cabra não perde o próprio tempo com quem não ama ou não seja obrigado a conviver), pegue leve nas palavras que servem apenas para ferir. Porque elas ferem DEMAIS em nós. Ferem mais do que vocês podem imaginar. E como seres humanos que somos (sim, somos seres humanos também!) não gostamos de nos ferir. Se isso se torna um hábito, nos afastamos... Em geral, para não mais permitir uma nova aproximação.

19 comentários:

  1. Caro capricorniano...
    Hoje acordei com o meu lado esotérico mais aguçado e foi isso que me levou a encontrar o seu blog. Já adicionei aos meus favoritos mesmo depois de ter lido todas as instruções. Parabéns pela iniciativa!
    Vc pede para adicionar vc no Orkut porém, dos 198 Fassoni que encontrei nenhum me parece que seja vc. Será que em algum post vc disse qual o seu nome no Orkut e eu não vi????
    De qualquer jeito gostaria de sugerir que escrevesse sobre uma característica tipicamente capricorniana que alguns chamam de "avareza" "pão duro", "mão de vaca", etc, etc, mas que eu chamo de "economia racional para atingir objetivos".
    Um abraço caprino!

    ResponderExcluir
  2. Eu não entendo até agora como um capricorniano conseguiu escrever todo esse "blablabla" sobre ferir sentimentos e tudo mais.

    Pior é que é a pura realidade, mas como exemplar legítimo da espécie, continuo negando que seja verdade.

    Na verdade meu inconformismo é em como você sai contando esses segredos por ai. rs...

    Abs!

    ResponderExcluir
  3. è vcs são dificeis, amo de mais um capricorniano, mas eu já estou a ponto de desistir parece ser irredutivel , como ele me diz não me prendo pelo medo da perca.

    Isso dói mt pois parece ser fe aço esse coração

    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu realmente sinto isso também. Já faz muito tempo que falo com ele sobre meus sentimentos. Ele nunca tem nada pra mim dizer e parece não se importar. Explodi com ele mandei ele mim bloquear nas redes sociais porque eu não aguentava mais. É muito ruim se desgastar por uma pessoa que te ignora. Eu desisti de correr atrás por gostar muito dele.

      Excluir
  4. pegue leve nas palavras que servem apenas para ferir. Porque elas ferem DEMAIS em nós. Ferem mais do que vocês podem imaginar. E como seres humanos que somos (sim, somos seres humanos também!) não gostamos de nos ferir.

    E VOCÊS CABRAS, TEM ESSA MESMA NOÇÃO QUANDO FEREM AS PESSOAS QUE OS AMAM???? TEM NOÇÃO DE QUE QUEM OS AMA TAMBÉM É SER-HUMANO? CREIO QUE NÃO...INFELISMENTE NÃO SABEM...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Miriam, não costumo responder aos comentários, como já deve ter percebido, mas estou abrindo uma exceção aqui p/ explicar que nós jamais, em tempo algum, usaremos qualquer palavra gratuita com o intuito único de ferir; somos ríspidos somente como reação, e diremos apenas o que pensamos. Isso torna tudo pior, porque não dá nem p/ pedir desculpas depois, pois o que dissemos foi verdadeiro. A dica 18 explica isso melhor. Abs

      Excluir
  5. Concordo com a Miriam. Se eles sabem o que significa mágoa, por que será que magoam tanto. Não me refiro à mágoa ocasionada pela indiferença; refiro-me à mágoa proposital. Na cabecinha racional e no coração escondidinho deles, a lógica deve ser de que a melhor defesa é o ataque. Parece até que eles ficam nos testando para checar se a gente é mesmo confiável para compartilhar da (ou suportar) sua "inestimável" qq coisa, que pode ser trabalho, romance, amizade. Como a gente tem que ter paciência...

    ResponderExcluir
  6. Rs. Aqui fala um jovem capricorniano , que ao ler tudo oque li não fiquei muito contente, porém ja nã ligo são apenas comentários. Enfim queria dizer que como a maioria sabe nós também temos sentimentos. Alias, as vezes mesmo que morramos de vergonha de dizer acabamos falando, porém alem de raro isso é só para as pessoas que tenhos 100% de confiança, se falta um pouco vc ja não vai ficar a par de tudo que sentimos. Quanto ao amor acontece o mesmo. Eu por exemplo estou apaixonado, porém o tempo que demorou para eu conversar com essa garota foi de meses, eu sempre olhava para ela mas nunca dizia oque sentia, até que ela veio timidamente conversar comigo, com um jeitinho tão meigo e eu que ja gostava tanto resolvi dar oportunidades para que ela me conquista-se. E cada dia ela vem ganhando mais e mais minha confiança rs, sem exageros quase mais timida que eu mesmo.

    Queria ter o prazer de responder esse comentário. Feito as 02:11 da madrugada.

    "Eu não entendo até agora como um capricorniano conseguiu escrever todo esse "blablabla" sobre ferir sentimentos e tudo mais.

    Pior é que é a pura realidade, mas como exemplar legítimo da espécie, continuo negando que seja verdade.

    Na verdade meu inconformismo é em como você sai contando esses segredos por ai. rs...

    Abs!"

    Como vocês sabem uma das coisas que gostamos é de ensinar, mesmo que alguns não precisem , esse é o motivo de alguns de nós exporem nossas caracteristicas e atitudes, alias nem precisar ser um para nos descrever após algum tempo.

    Parabens a você Fassoni.

    ResponderExcluir
  7. Fassoni, por favor, escreva um tópico explicando a questão do capricorniano só amar uma vez. Namorei um capriorniano por 1 ano e meio. Foi um amor lindo, repleto de alegria e cumplicidade. Mas, depois de tanto tempo juntos, vi que ele escreveu para uma ex que ele havia terminado há dois anos...Ele estava comigo, mas parece que não conseguia esquecer aquela pessoa. Por que isso ocorre. Por que os cabritos não se entregam? Por que acreditam que só um relacionamento afetivo é o verdadeiro? Por que não conseguem beijar com amor e se entregar aos beijos longos e demorados? Por que parecem que gostam de você, te elogiam, diz que gostam, mas não fazem amor? Sinto que fui usada por um cabrito nesse tempo todo... Parecia que ele queria ter uma mulher, uma companheira, alguém para transar, mas nunca senti que que me beijava com amor e nunca senti que ele fazia amor comigo... Tudo é tão triste... Ainda o amo muito, mas se voltarmos, quero ele por inteiro. Vc ajuda tanto as cancerianas... Por favor cria essa dica, ou seja, a de dizer como podemos ser o segundo amor de um cabrito. Beijão. Te adoro viu. Vc é espetacular!!!! Capricornianos que passeiam pelo blog, ajude-me me a entender porque um capricorniano não se entrega... Sofri tanto, mas tenho esperançs, pois sei que vivemos uma grande história e nos completamos. Mas estou esperando o 'tempo' dele, pois ele ainda me procura, me liga, me manda mensagem ( orkut, face e celular) Ajudem-me!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Anônima canceriana...

    Sou um capricorniano, e não sei se é bom te informar isso, mas por um lado pode te ajudar a seguir a tua vida.
    É complicado demais um primeiro relacionamento para um capricorniano, a gente demora até confiar 100% mas assim que depositamos as fichas parecem que são eternas, A gente se entrega de corpo e alma e faz de tudo para que o relacionamento continue somos ciumentos,birrentos mas também muito amorosos. É complicado lhe falar pois é uma experiência que passei e não sei se com a maioria é assim mais tem alguma coisa parecida com seu ex caso. Um capricorniano é capaz de amar incondicionalmente, capaz de botar a parceira em primeiro lugar na hora de tomar decisões, é um sentimento muito forte jamais sentido antes, é inexplicável e assim que ambos os lados se separam o capricorniano trata isso como o fim do mundo, machuca DEMAIS, as feridas demoram pra cicatrizar!! tive um relacionamento de um longo período de 4 anos, e que assim que se deu por definido foi complicado pensava muito na minha ex não queria continuar a vida sem ela, é como se uma metade de mim havia sido roubada!! compreende?! Hoje após 1 ano e meio longe dela, sem celular,sem conversar, sem facebook,orkut,sem a ver continua sendo difícil!!! claro que a dor que sinto agora não se compara a dor que senti logo após o término da relação, mas ainda dói sabe? Conheci garotas maravilhosas, 10 vezes melhores que minha ex, mais que não rolava aquela magia que aconteceu da outra vez, de repente é isso que esteja faltando no seu companheiro capricórnio que você reclama que não sente amor, tem que ser com cuidado sem forçar à barra dar tempo ao tempo somente assim ele conseguirá abandonar parte do passado pra poder recomeçar no assunto "AMOR", não toque em hipótese alguma no assunto do ex-relacionamento do seu parceiro, mostre que você é melhor que ela, que pode todo dia colocar um sorriso na cara dele por mais que digamos que esquecemos e que tocamos a vida pra frente não é bem assim, sinto que deixei muita oportunidade boa passar, meu coração está numa fase de reformulação é sem apressar as coisa... estás numa situação complicadíssima mais se o amas realmente terás que dar o tempo a ele, é complicado um capricorniano se abrir a um SEGUNDO AMOR. ps: ainda estou na luta atras desse segundo amor, mais tudo parece tao sem graça... acho que a gente acaba ficando meio rancoroso e sem confiança em ninguém tente mostrá-lo ao máximo a ele, quem você é, e seja MUITO TRANSPARENTE!!! nós gostamos de sinceridade, como não consigo me ajudar, espero que tenha te ajudado de alguma forma, espero respostas até.

    ResponderExcluir
  9. adorei de vde pois amo um capricorniano,e é muito dificil saber se ele me ama.só uma pergunta:vcs amam duas pessoas ao msm tempo?como saber se vcs nos realmente...te adoro

    ResponderExcluir
  10. Caro capricorniano

    Depois do que li sinto me conpletamente DESOLADA, digo desolada porque a dias, 2 sensivelmente, magoei com palavras 1 capricorniano que amo( ups é a 1a vez que exprimi essa palavra sobre ele...) Tenho a noçao que se tivesse livro este livro de intruçoes antes teria agido ou melhor nao teria dito nada...Será que foi 1 ano que foi jogado ao vento?!!!!Voces nao perdoam?!!!
    Eu tenho a noçao que explodi por causa da indiferença, frieza, ausencia, amuos, falta de verbalizaçao e de conversa, insegurança minha e receio de nao ser correspondida. O fato é que ta feito. Ja pedi desculpa, tentei explicar, ja me humilhei, pedi perdao e nada...Resolvi deixar passar um tempo para ver se cai 1 santo do altar e ele diz qualquer coisa...

    Sera que me pode ajudar e abrir mais 1 das muitas paginas do vosso livro de instruçoes sff?!!! Independentemente da noticia ser boa ou má.

    Gostaria também de parabenizalo pois axo que tudo e uma questao de tomates...Digo isto porque os teve bastante no sitio para abrir o livro dos segredos do "robôt" com coraçao ou "bixo" como lhe queira chamar lol.Bem haja
    Nany

    ResponderExcluir
  11. Caro capricorniano

    Depois do que li sinto me conpletamente DESOLADA, digo desolada porque a dias, 2 sensivelmente, magoei com palavras 1 capricorniano que amo( ups é a 1a vez que exprimi essa palavra sobre ele...) Tenho a noçao que se tivesse livro este livro de intruçoes antes teria agido ou melhor nao teria dito nada...Será que foi 1 ano que foi jogado ao vento?!!!!Voces nao perdoam?!!!
    Eu tenho a noçao que explodi por causa da indiferença, frieza, ausencia, amuos, falta de verbalizaçao e de conversa, insegurança minha e receio de nao ser correspondida. O fato é que ta feito. Ja pedi desculpa, tentei explicar, ja me humilhei, pedi perdao e nada...Resolvi deixar passar um tempo para ver se cai 1 santo do altar e ele diz qualquer coisa...

    Sera que me pode ajudar e abrir mais 1 das muitas paginas do vosso livro de instruçoes sff?!!! Independentemente da noticia ser boa ou má.

    Gostaria também de parabenizalo pois axo que tudo e uma questao de tomates...Digo isto porque os teve bastante no sitio para abrir o livro dos segredos do "robôt" com coraçao ou "bixo" como lhe queira chamar lol.Bem haja
    Nany

    ResponderExcluir
  12. Parece que pelos vists nao vou obter qualquer resposta, por aquilo que acabei de ler num post a cima da Miriam...Ela tem Razao, também nós somos seres humanos e voces são ríspidos mesmo sem intençao e magoam e MUITO. Eu cheguei ao caso extremo de explodir por ignorancia total de sentimentos do tal capricornio!!!Eu como Libra que sou tento colocar-me no lugar do outro mas o capricornio parece que so olha p o seu proprio umbigo,para os seus proprios objectivos.1conversa nao fere ninguem mas a concha parece ser mais confortavel.Se nao gostasse realmente dele nao estava preocupada com o que fazer para ele me perdoar algo que fiz quando a culpa disso não é só minha, se o fiz fi-lo porque passou 1 ano e continuo na ignorancia.
    Quanto a si, como mcapricornio que é, nao ira sequer dizer 1palavra ás minhas mensagens...Pena pois pensei que já que publicou isto que iria dizer-me alguma coisa para me poder ajudar...Mas deve tar ocupado a fazer akelas 1001 coisas que voces fazem...É pena, pois eu precisava mesmo da sua ajuda :(

    ResponderExcluir
  13. EU SOU CAPRICORNIANA AS PESSOAS MIM CRITICA SEM MOTIVO FAZEM FOFOCA DE MIM SEM EU TER FEITO NADA N MIM ACEITA COMO EU SOU MIM MAGOA DE MAIS MIM SINTO SUFOCADA N MIM DEIXA DISSE O Q EU PENSO SO ELES TEM RAZAO FAZEM MALDADES COMIGO SEM EU TER FEITO MAL A NINGUEM EU N ENTENDO MAS QDO FAZEM ISSO COMIGO PODE TER CERTEZA DE Q N PERDOU E PRA MIM ESSA PESSOA E MINHA MAIOR INIMIGA EU N LEVO DESAFORO EU EXIJO RESPEITO E DIGO AMO SER DO SIGNO DE CAPRICORNIO!!!

    ResponderExcluir
  14. Isso também vale para o silêncio, indiferença ou ausência, quando sabe que esperamos o contrário.

    Eu não entendi muito bem o que você quis dizer com isso :/

    ResponderExcluir
  15. Nossa pelo visto então ... só Deus mesmo! Só o impossível de Deus pra resolver isso pra mim quanto mais leio mas me distancio do meu cabrito ...tudo que consta aqui é exatamente como ele é fielmente sem diminuir e nem aumentar uma virgula um ponto se quer . Nossa! So Jesus na minha vida e vida de vcs capricornianos.

    ResponderExcluir
  16. Afs,todo esse alarde porque ele escreveu que nos também nos machucamos!!!
    E vcs vem nos criticar?
    Eu gosto mt do meu signo eu acredito que na sua grande maioria vcs que vieram falar que os ferimos,aconteceu justamente porque nao sabem ser seletivos e me perdoem as vezes sao mt inocentes coisa que como repararam,nos caprinos nao somos,
    Nao estou dizendo que somos monstros,mas nao vamos generalizar,se 1 capricorniano te machucou bom fazer o q?
    Ficar aq nos criticando n adianta.
    Ou vcs vao e "metem logo a mao na cara desse infeliz" kkk ou aceitam como experiencia e crescem um pouquinho
    Reclamar ,e principalmente com quem nao tem culpa nao ajuda mt.

    ResponderExcluir
  17. Oiee, sou uma sagitariana e conheci um capricorniano nas férias. Moramos longe, mas ele falou que queria vir na minha cidade me visitar, vivia falando que tava com saudades, queria saber se eu tinha comentado dele para minha familia e amigos. Perguntou quais eram meus planos para o carnaval, pois queria passa cmg e tal.
    Sempre fui bem recíproca retribuindo o carinho, mas de um dia para o outro ele parou de falar e essas coisas. Capricornianos perdem o interesse fácil e rápido?

    ResponderExcluir