Dica 15: saturnismo

Antes de mais nada:
não tem nada a ver com a doença ocasionada pelo envenenamento de chumbo. É só um termo usado por Iasmin - que originou isso tudo - para definir um estado de espírito que, acredito, acometa a maioria dos capricornianos.
E tem a ver com Saturno, nosso papai cruel, mas papai. Esse estado pode se dar por diferentes causas, mas em essência o que ocorre é um profundo sentimento gerado pela impotência perante o mundo ou alguma situação. Pode ser uma grande decepção com alguém. Pode ser que a cabra tenha ficado se comparando com o mundo e comparando o mundo com sua visão do que seria seu ideal de bom funcionamento. Pode ser simplesmente algo que alguém querido disse para a cabra (e sobre ela) que lhe pareceu injusto. A gente não sente nenhum dos sintomas da doença, mas a sensação que dá é que a gente comeu muito chumbo, porque, de repente, tudo parece pesado, inexorável, sem nexo e sem valor.
E o que o pobre Saturno tem a ver com isso? Bom, se não fosse por ele, nós não nos sentiríamos tão mal por ter encontrado uma situação em que não pudéssemos trabalhar arduamente para consertar o que há de errado nela, segundo a nossa visão. Façam as contas e concluam: não é a única, mas a maior fonte do nosso saturnismo são as pessoas! Então, na maioria das vezes, quando estamos acometidos por esse estado terrível, queremos nos isolar. Queremos conseguir baixar a angústia por não sermos capazes de fazer nada, queremos paz para aceitar que não somos capazes de fazer nada e, principalmente, queremos parar de receber informações porque tendemos a vislumbrar apenas o lado degradante de tudo quando estamos assim. Então, acreditem: é melhor nos deixar quietinhos, resolvendo nossas neuras! :)

7 comentários:

  1. Oiiiii!! Me chamo Patrícia, e estou impressionada com a descrição que vc tem feito sobre nós "pobres" capricornianos rsrsrsrs é como se estivesse lendo MEU manual de instruções.

    ResponderExcluir
  2. Já tinha ouvido falar sobre este tal "saturnismo", e não imaginava que era esta a palavra que definia aqueles meus momentos.

    Ouça de uma CAPRICORNIANA:
    (e vc sabe que não é sempre, haha)
    PARABÉNS, está ótimo o seu blog. :)
    um verdadeiro manual de instruções!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, Saturnismo..... demais para uma pisciana, uma pena nao ter encontrado este blog em meados de janeiro de 2012, fase em que meu namorado, embora ele nunca tenha me pedido em namoro, resolveu se isolar do mundo. Dizia apenas via sms que nao estava bem como ele mesmo, que nao queria falar com ninguém. Sofri demais, foram 3 semanas sem vê-lo, só nos comunicavamos através de sms.
    Parabéns seu blog já está nos meus favoritos.

    ResponderExcluir
  4. Quem aqui ja ouviu nosso hino cantado pro Chris Micheu? nossa mto fodaaaa!!! estilo eletronico!!! \o/

    ResponderExcluir
  5. Eu estou fascinada com esse blog... agora descobri o porque de eu está me sentindo tal mal... é esse tal de saturnismo, que realmente é horrível :'(

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir