Dica 11: a infância de um cabrito

Nossa maldição é nascer muito mais maduros do que deveríamos. Não se deixe enganar se vir uma criança capricorniana fazendo criancices por aí. você tem que perceber é o olhar fixo dela quando alguma situação mais séria está acontecendo. A concentração em terminar uma tarefa. A responsabilidade com seus deveres de casa.
Desde pequenos, começamos a perceber que o mundo é mais do que ir para a escola e voltar para casa para brincar com nosso brinquedos. Percebemos que papai e mamãe algumas vezes brigam. Percebemos que eles podem ter dificuldades de nos sustentar. Percebemos que nossos vizinhos não cumprem os deveres que eles têm, como moradores do nosso condomínio. E o mundo vai deixando de ser cor-de-rosa muito cedo para um cabritinho. O problema é que esse mesmo maduro cabritinho tem que conviver com crianças normais, que estão preocupadas em viver suas infâncias ao máximo (como nós também deveríamos estar fazendo). E quando a cabrinha resolve compartilhar sua visão de mundo com outras crianças, é imediatamente excluída. Fica um trauma que nunca se dissolve por completo: "sempre que falo o que eu penso, que eu mostro como sou, eu sou hostilizado". E é aí, ainda muito cedo, que um capricorniano começa a se fechar. E se fechando o processo só se agrava, porque agora passamos a observar o mundo com muito mais curiosidade. Afinal, queremos entender porque somos agredidos. E quanto mais entendemos, mais nos fechamos. Podemos continuar brincando com as outras crianças, mas nos tornamos reservados. Nunca mais contaremos com detalhes como foram as férias, ou mostraremos nossos desenhos pros amiguinhos. E até para os pais o capricorniano começa a se mostrar fechado.
Isso é a causa para demorarmos a nos expor em nossas amizades e relacionamentos românticos. É a causa para nosso comportamento aparentemente distante e frio. É algo contra o qual lutamos a vida toda, porque, algumas vezes, tal característica nos impede de formar vínculos verdadeiros por parte das outras pessoas que não nos entendem.

14 comentários:

  1. Nossa, isso eh muito verdade!!

    ResponderExcluir
  2. minhas amigas sempre me diziam pra eu viver mais minha infância,mas nunca me interessei por essa fase :]
    nunca gostei de bonecas e brinquedinhos

    ResponderExcluir
  3. nossa meu Deus do céuuu....
    eu não sou capricorniando, sou de peixes...mas tudo vc falou faz sentido.. por eles sejam assim...*-* deve ser por isso que eles são tão determinados para serem reconhecidos e que valorizam em pequenas coisas. eles querem tbm compreensão! parabéns pelo seu blog adorei.bj

    ResponderExcluir
  4. Meu Deus, eu estou alucinada, abismada. Chocada. seria a palavra mais cabivel, é incrivel ler sobre nos mesmos, e encontrar tantas, se nao forem todas, caracteristicas proprias dos capricornianos. Meu nome é Paula, tenho 17 anos e eu ameu sei blog, parabéns e sucesso, vou difundi-lo para todas as minhas amigas capricornianas. um beijo

    ResponderExcluir
  5. Caramba! Isso é totalmente verdade, e assustador.

    ResponderExcluir
  6. Não sou capricorniana e sim saturnina. Logo, a infância foi pura perda de tempo e acúmulo de traumas. As outras crianças eram tolas e desrespeitosas; as brincadeiras, idiotas. Aliás, brincar só valia a pena se fosse para aprender algo a ser usado quando virasse gente. Só q ninguém no universo te entende. Acho q vem daí tanta paciência.

    ResponderExcluir
  7. Nossa isso é a mais pura verdade, tenho 18 anos e odiei a fase de infância e adolescência, fase em que somos obrigados a conviver com gente chata e imatura, desde cedo aprendi o valor do trabalho para a minha vida, sempre quis ter sucesso e almejei lugares altos,achei total perca de tempo cercas idades.

    ResponderExcluir
  8. É incrível como isso tudo é verdade! Eu sou capricorniano, e ao ver este post revi a minha própria infância!
    Meu amigo, muitos parabéns pelo blog e pelo dom de nos saber descrever tão bem!

    ResponderExcluir
  9. Sempre me senti uma ET por ser exatamente assim. Parecia que eu estava lendo uma descrição da MINHA infância. Muito bom!

    ResponderExcluir
  10. sei q qdo eu era pequena so aprontava eu era danada uma capricorniana q gostava de irrita meus colegas de escoala mas so vim amadurecer ter nocao de como e a vida apartir da adolescencia ai parei de ser malvada agora sou maduro to com 19anos e meu objetivo e estudar em primeiro lugar cursa uma faculdade e planejar o futuro mas adorei minha infancia fui uma crianca feliz e mto reinona mas valeu a pena!!!!

    ResponderExcluir
  11. Mais do que verdade...
    No meu caso, a minha mãe chegou a ser chamada à Escola para falar com o meu prof. na primária porque ela pura e simplesmente não compreendia porque é que eu não brincava no recreio. Enquanto os meus colegas brincavam eu ficava parada, quietinha a observa-los!!

    ResponderExcluir
  12. Poxaa :/
    muita verdade nisso... eu puxo lembranças do passado e só sei que eu era criança por causa das datas... mas nas minhas memórias nunca me vi criança... :/ apesar que sei que era muito imaturo... mas aquilo de dizer.. "quando eu era criança" só digo isso pq as datas me mostram que eu era criança... não por eu ser de fato o.O tenssooo

    ResponderExcluir
  13. Isso é muito verdade tipo eu era muito aberta com meus pais e agora eu não tenho mais um bom relacionamento com eles. Não conto nada para a minha mãe e fico irritada facilmente. Não converso com ninguém, me excluo de todos.

    ResponderExcluir